Se você pensa em viajar pra Bariloche saiba que como em qualquer viagem, é sempre bom saber sobre o local com pessoas que já foram pra saber o que te espera por lá. E nesse post eu vou te dar 10 dicas de Bariloche pra você poder viajar tranquilamente.
#1 / 10 Dicas de Bariloche – Alta Temporada de Inverno Lotada
A primeira das 12 dicas de Bariloche é a mais clichê, mas também a mais ignorada por quem pretende ir pela primeira vez pra Bariloche
Isso porque quando a gente pensa em uma cidade lotada, a gente não se dá conta de que Bariloche é sim uma cidade relativamente pequena e que Absolutamente TUDO estará lotado!
Então se você não gosta de enfrentar filas, ou de multidões, a alta temporada de inverno em Bariloche não é pra você.
Prefira nesse caso ir em meado de Junho ou na segunda quinzena de Agosto, assim tudo estará mais vazio e os preços mais baixos também.
E se você quiser uma cidade ainda mais vazia, vá em Setembro!
#2 / 10 Dicas de Bariloche – Meios de Transporte
Essa é uma das maiores questões em relação à Bariloche. Sim, lá tem ônibus caso você tenha dúvida.
Mas essa não é nem de longe a melhor opção à não ser que você seja uma pessoa “under” 30 e de preferência solteira, ou casada com alguém da mesma faixa etária e sem filhos. Ou ainda se não liga de passar perrengues.
Isso porque os ônibus de lá são escassos e principalmente em alta temporada, lotados, então você vai perder muito tempo, e tempo é dinheiro.
Outro meio de transporte de tem lá são os Remises, que são tipo os Ubers de lá e são uma opção.
Mas a parte negativa dos Remises é também a escassez deles, por isso tem que agendar os horários com antecedência.
Ouvi falar que agora os Ubers estão liberados pra atuar em Bariloche, mas se for igual aqui onde eu moro, só tem o aplicativo, mas não tem motorista disponível 😩
Tem também os Taxis como aqui no Brasil, mas é igual lenda urbana pra conseguir um diponível hahahahaha.
Ainda tem os Transfers das agências de viagem, se esse for o seu perfil, ótimo, mas se você não gostar de fazer aquele turismo pra turista, com hora contada pra ver e fazer as coisas como se fosse uma excursão, então essa também não é uma alternantiva (fora o valor, costuma ser bem mais caro que todo o resto).
E você pode alugar um carro pra se locomover por lá. E aí vem a terceira dica:
#3 / 10 Dicas de Bariloche – Vale à Pena alugar carro em Bariloche
Nós fomos do Brasil pra Bariloche de carro e não me arrependo nenhum segundo disso. Maaasss, se eu tivesse ido de avião até lá com certeza teria alugado um carro já no aeroporto.
Isso porque TUDO lá é longe, começando pelo aeroporto de Bariloche até o Centro.
E quando eu fui eu já sabia das problemáticas dos meios de transporte alternativos, por isso observei tudo com atenção pra poder falar por aqui.
Como realmente nessa temporada de inverno em Bariloche é tudo muito cheio, com muito trânsito, etc. Se você estiver indo em mais de 3 pessoas, sem dúvida alugar um carro é a melhor opção, principalmente se tiver indo com crianças.
Isso porque você escolhe o que fazer, o dia pra fazer e não precisa de horário programado pra subir numa montanha por exemplo.
Às vezes você pode chegar no topo da montanha e por algum motivo ter que descer, se tiver com qualquer outro meio de transporte não vai conseguir fazer isso com facilidade.
E facilidade é o nome do jogo, pois nem de carro as coisas são fáceis por lá. Até você conseguir pegar todo mundo e enfrentar filas quilométricas pra descer no teleférico, já se foi o maior tempão. E digo isso por experiência.
Em um dos dias a minha mais velha congelou os pés e fomos embora mais cedo. No dia seguinte a menor congelou as mãos e também quis ir embora.
Vida em família com filhos é assim! E está tudo bem quando você tem a opção de chegar e sair de algum ligar quando bem entender.
E por isso sugiro pensar com carinho nessa opção quando for em alta temporada de inverno pra Bariloche.
Mas isso serve não só pra Bariloche quanto pra qualquer lugar turístico, como eu falei, nesses momentos tempo é sim dinheiro.
Assista o vídeo do nosso Vlog onde a pequena congela as mãos e vai parar na Emergência do parque:
#4 / 10 Dicas de Bariloche – Hospedagem
Bora falar de hospedagem? Vou te dar a minha opinião não só sobre Bariloche quanto da Argentina inteira.
O que eu notei é que as coisas por lá são um pouco diferentes daqui em relação a higiene, principalmente das hospedagens, e falo isso porque fui por 2 anos consecutivos.
E fui até xingada nos comentários dos Vlogs que eu fiz dando dicas e opiniões sobre tudo pra poder ajudar quem viajar em família assim como eu. Sei que tudo é muito pessoal, o que é limpo pra mim pode não ser pra você e vice versa.
E já chegaram a dizer que eu tinha que limpar o hotel onde estava, que era um absurdo eu não limpar já que estava sujo.
Mas no meu ponto de vista eu passo o ano inteiro limpando casa pra quando sair de férias não ver nem um aspirador de pó na minha frente, nem louças pra lavar e nem comida pra fazer. Eu tiro férias justamente da minha vida real.
Porém tem gente que viaja e gosta de economizar ao ponto de fazer compras e continuar sendo dona de casa na viagem, o que eu não julgo, cada um com seus problemas, mas esse não é o meu caso.
E se você é assim como eu, vou te dar algumas dicas: fiquei em hotel e air bnb, preferi 1000 vezes os Air bnbs que fiquei ao Hotel Boutique Spa de 3 estrelas de lá. E também outros hotéis que peguei pelo caminho.
Mas isso fica à seu critério.
Sei que no Air Bnb a gente tem que dar uma limpadinha, manter as coisas organizadas e lavar um copo ou outro, mas eu como eu não costumo cozinhar e nem ficar muito tempo em casa, a limpeza é só de poeira e organização mesmo, já que quando entro o local já costuma estar limpo.
E de todos os hotéis que eu me hospedei desde a saída do Brasil (passei pelo Uruguai e Argentina pra chegar em Bariloche), só amei 1 deles que foi o Like hotel em Rivera no Uruguai (fronteira com o Brasil).
Assista o primeiro Vlog desse ano da série: “Fomos de Carro pra Bariloche” onde eu mostro o Like Hotel.
Mas além do que eu falei por aqui, tem um artigo mais completo onde eu explico tudo pra você.
Leia “A Farsa do Booking” e saiba mais sobre hospedagens na Argentina.
#5 / 10 Dicas de Bariloche – Chip de Celular
E vamos mais uma vez de opiniões pessoais que podem não ser o que você vai gostar de ler.
Das duas vezes que fomos passamos problemas com uma operadora de celular chamada TIM.
A minha operadora é a Claro e eu contratei um plano assim que migrei pra essa operadora já sabendo que iria começar a viajar pro Mercosul, onde nesse plano eu já está incluso o Mercosul inteiro sem pagar nada a mais por isso e sem acabar os créditos.
É como se eu estivesse usando o celular aqui no Brasil, posso usar as redes sociais à vontade incluindo o Whatsapp sem pagar nada a mais por isso. E se eu não me engano dá também pra fazer ligações normalmente sem ser pelo whatsapp, mas não tenho certeza.
Como preciso das redes sociais 24 horas por dia (trabalho com isso), esse é o melhor plano pra mim. O celular é o meu trabalho, por isso invisto nele.
Já o meu marido tem o plano normal da TIM e pra habilitar essa função do mercosul, você tem que ligar na TIM e paga uma taxa à parte.
E o problema disso é que das duas vezes que fomos deu problema kkkk.
E meu marido também trabalha através do celular, imagina ficar sem poder trabalhar durante 15 dias!
Não foi tao ruim assim porque eu compartilhei minha internet com ele, mas da primeira vez que fomos deu um problema com a Western Union e ele precisou que o Banco dele (INTER) enviasse uma mensagem de texto (o que não envolve internet e sim sistema telefônico) e não conseguimos resolver o problema (também) por causa disso.
Entretanto, teve um dia em Bariloche que ele estava fechando um negócio e toda a Internet de Bariloche caiu, mas a gente não sabia disso. Eu pensava que tinha sido só o meu sinal e o sinal do Air Bnb.
E foi aí que ele teve a brilhante idéia de comprar um chip na operadora de lá.
Você pode comprar chip de celular em qualquer “quiosco” de Bariloche ou na operadora que fica na Rua Mitre. O valor é o mesmo.
Mas descobrimos que pelo menos pra gente que trabalha com internet, comprar um chip internacional não vale à pena.
Os créditos acabam o tempo todo e o que parecia barato saiu bem caro. Mais uma vez vou falar que ele trabalha online 48 horas por dia. E Sim! Ele trabalha mais que eu no celular, ele tem clientes no mundo inteiro e fica o dia inteiro falando no whatsapp e instagram.
E talvez por isso pra gente não valeu à pena.
Mas eu andei pesquisando por chips internacionais esse ano, só pra poder contar pra você e se você comprar um chip pela internet sai ainda mais caro.
E nesse ano a TIM nos abençoou mais uma vez não funcionando novamente.
Por isso novamente ele precisou usar a minha internet esse ano, só que sem problemas maiores pra resolver pelo celular ao ponto de ter que comprar um chip em Bariloche, correu tudo normal.
Resumindo: de acordo com a nossa experiência de tudo o que passamos e pesquisas feitas, se você precisa de internet durante a viagem, a CLARO é a melhor opção. Funcionou Perfeitamente, salvo no dia que a Internet de Bariloche inteira caiu (o que não foi culpa da operadora).
E isso não é publi viu?!
#6 / 10 Dicas de Bariloche – Formas de Pagamento
Você já se preparou pra ouvir mais uma coisa que foge do óbvio que todos os influencers estão falando por aí?
As formas de pagamento que optamos esse ano foi completamente diferente das que optamos o ano passado, isso porque passamos vários perrengues com a queridinha da galera: a Western Union.
E esse ano passamos longe dela!
Então fica aí a primeira opção de forma de pagamento em Bariloche: Dinheiro local (pesos argentinos).
Os pesos argentinos em espécie você consegue de 3 formas:
#1 Western Union
Como já falei acima, não indico! O que você vai economizar em dinheiro não vale as dores de cabeça futuras e o tempo perdido é uma delas.
E se você quiser saber mais sobre o caso da Western Union, assista o vídeo onde eu conto toda a fofoca:
#2 Pague Fácil
Se você ainda não sabe que pra você conseguir retirar dinheiro na Western Union, vai precisar ir em uma loja da Pague fácil…agora já está sabendo.
E se você quiser trocar dinheiro na Pague Fácil, pra valer à pena, tem que levar “Reais” ou “Dólares” em espécie pra Bariloche.
Às vezes a fila da Western Union tá lotada e não tem dinheiro, mas não tem dinheiro pra quem fez a negociação através da Western Union, mas a pague fácil tá cheia de dinheiro disponível pra trocar pra você.
Fizemos isso esse ano. Levamos uma parte do dinheiro de viagem em espécie pra trocar com os cambistas, mas descobrimos em Buenos Aires essa forma de trocar e super valeu à pena!
Na época trocaram quase pelo valor do câmbio da WU. E o melhor: sem dor de cabeça e sem filas!
#3 Cambistas
Por mais que seja seguro viajar pra Argentina de carro, ficamos com medo de levar tanto dinheiro em espécie no carro, devido aos policiais corruptos que dizem ter por lá.
E também por outros motivos como: roubo. Precisamos estar atentos à tudo, não é mesmo?
E quando chegou na metade da viagem, tivemos que trocar mais dinheiro, mas o nosso “real” a gente tinha trocado todo em Buenos Aires.
Aí fomos na Rua Mitre e começamos a cotar valores com cambistas. É meio que um “cartel” hahaha todos com o mesmo valor. Mas conseguimos uma cotação centavos melhor.
Fizemos em PIX, o que não garante a melhor cotação, mas sim, eles aceitam PIX!
E por falar em PIX, essa é uma outra forma de pagamento que está sendo aceita lá em Bariloche.
Praticamente a Rua Mitre inteira estava aceitando PIX. O que na época era uma opção caso todas as outras opções derem errado, pois achei a taxa um pouco alta. Na minha opinião não vi vantagens.
Outra forma de pagamento é no cartão da WISE ou da NOMAD.
E o cartão da WISE foi uma das minhas formas de pagamento por lá.
Mas ao contrário do que todo mundo diz, que ninguém aceita o cartão da WISE lá, é tudo papo furado!
Usei em todos os estabelecimentos da viagem, inclusive nas estradas, postos de combustível, pedágios, etc.
Essa opção é prática e você não precisa se preocupar em ficar sem dinheiro no caminho. O problema agora é dolar, que hoje no momento que estou escrevendo esse artigo está valendo R$6,09.
Ou seja, não sei se vale à pena hoje usar a WISE, pois eles fazem toda a negociação em dolar.
Mas é uma opção à mais pra você estudar se vale à pena.
Além dos cartões da WISE e da NOMAD, seria bom você levar um cartão internacional pra alguma emergência.
#7 / 10 Dicas de Bariloche – Os Melhores Passeios
Eu gostei de praticamente todos os passeios por lá. Até os mais monótonos eu gostei.
Mas o problema é que quando você está em família, eles podem não gostar das mesmas coisas que a gente, principalmente crianças maiores e adolescentes.
Por isso vou listar os melhores passeios de acordo com todos os viajantes que foram além de mim. (Tamas, Nicole e Megan)
1˚ LUGAR: Parque Piedras Blancas
2˚ LUGAR: Qualquer lugar com neve pra brincar
3˚ LUGAR: Rapanui com patinação no gelo
4˚ LUGAR: Cerro Catedral
5˚ LUGAR: Cerro Perito Moreno
6˚ LUGAR: Centrinho
7˚ LUGAR: Confiteria Giratoria no Cerro Otto
8˚ LUGAR: Cerro Campanario
9˚ LUGAR: Lago Escondido
10˚ LUGAR: Museu do Chocolate Havanna
Tem vários outros passeios que não chegamos à fazer como andar de moto de neve ou quadriciclo que deve ser muito legal…
Assista: 4 Passeios que você Precisa Fazer em Bariloche
…E outros que fizemos mas a maioria não gostou, como: O circuito chico inteiro (gostaram só de alguns lugares) e a ruta dos 7 lagos (o trajeto é cansativo pra crianças apesar de lindíssimo até meu marido não aguentava mais parar pra ver lagos rsrsrs…mas eu amei!)
Assista o vídeo do Roteiro Completo de Bariloche onde eu conto tudo sobre os passeios em Bariloche.
Mas o final da Ruta dos 7 lagos fica em San Martin de Los Andes e é um sonho! E na nossa opinião é melhor que Bariloche!
#8 / 10 Dicas de Bariloche – Barreiras do Idioma
Em 2022 nunca tinha ido à um país onde a lingua nativa era Espanhol. Por isso tratei de estudar (no Duolingo kkkk) quando decidimos que iríamos pra Bariloche.
Fiquei de Abril até Julho jogando no aplicativo todos os dias. Quando eu podia ficava de 45min à 1 hora, mas quando eu não podia, procurava fazer ao menos 15 minutos ao dia, TODOS OS DIAS.
E como ninguém além de mim falava, sobrou pra mim me comunicar durante a viagem.
Porém, meu marido e minha filha mais velha se viraram nos 30 tranquilamente!
Isso porque em Bariloche quase todo mundo fala Portunhol rsrsrs e entendem muito bem o Português.
Por isso, só se preocupe um pouco se você for de carro como a gente foi. Na estrada eles só falam Espanhol mesmo.
Mas eles estão tão acostumados com brasileiros viajando que mesmo se você não souber nada de Espanhol, você não vai passar fome.
#9 / 10 Dicas de Bariloche – Problemas com a altitude
Esse é um problema que não será um grande problema em Bariloche, entenda:
Nessa questão não somos parâmetro pra falar sobre isso, pois moramos na Serra Gaúcha e já estamos em uma certa altitude.
Mas a minha filha mais velha tem sim problemas com altitude e ela teve um pouco de tontura e dores de cabeça quando chegou lá nos primeiros dias, mas logo logo se adaptou.
E acredito que deve ser porque a altitude lá não é extrema, não é nada como subir a montanha de Machu Pichu, onde você precisa tomar cuidados maiores.
Mas se você já passou por serras e subiu montanhas e teve problemas com a altitude, nada que um remedinho de dor de cabeça não melhore.
E depois de alguns dias esse mal estar vai embora.
Por isso acho desnecessário se preocupar com a altitude.
#10 / 10 Dicas de Bariloche – Preocupação com a segurança
Como em qualquer lugar turístico (exceto Gramado hehehe) os roubos são comuns na alta temporada.
Antes de viajar eu ouvi falar que lá tem muito furto no interior dos carros quando você estaciona na rua. Por isso me precavi desde o início, evitando deixar qualquer coisa dentro do carro, mesmo porque só um simples casaco à mostra já pode causar dores de cabeça, já que seu carro será arrombado ou vidros quebrados gerando prejuízos.
Por isso evite: estacionar o carro nas ruas e se estacionar, tire tudo que estiver dentro.
Fora isso não ouvi falar de assalto à mão armada, o que definitivamente seria horrível.
Mas é sempre bom cuidar com bolsas e pertences em qualquer lugar, seja em Bariloche, seja no Brasil.
E pra finalizar, assista o vídeo completo desse artigo, onde eu explico tudo com muito mais detalhes:
Deixe um comentário